fevereiro 17, 2012

De Roberto Justus a Danone: quando a marca vira samba


Com patrocínio de grandes marcas, escola de samba levam enredos inusitados para as passarelas deste ano


Camisa da Vai-Vai
Vai-Vai: “Mulheres que Brilham" fará referências a motes como "1001 utilidades", parte da comunicação da Bombril
São Paulo - O que palhas de aço, iogurte e lentes ópticas têm em comum? Durante este carnaval, tudo. Quer ver como? Os três estarão presentes no enredo do desfile de importantes escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro no carnaval deste ano e, implicitamente, representam marcas de grande alcance nacional como Bombril, Danone e Transitions Optical.
A estratégia é uma forma de pagar o alto custo das agremiações com a folia, que não sai por menos de R$ 5 milhões. O desafio acaba ficando por conta da criatividade das escolas de samba, que precisa dar visibilidade a seu patrocinador sem, no entanto, desrespeitar o regulamnento das ligas das escolas de samba dos dois estados, que proíbe a apresentação de marcas ou qualquer tipo de merchandising na passarela - principalmente para proteger os direitos dos parceiros comerciais da Rede Globo, que transmite nacionalmente os desfiles.
Neste ano, empresas como Bombril, Danone, P&G e Transitions Optical bancam parte da festa, em investimentos que ficam em torno de R$ 1 milhão para cada - preço médio de um patrocínio carnavalesmo.
Isso explica o abstrato tema da Unidos do Porto da Pedra, por exemplo. Patrocinada pela Danone, a agremiação levará para a Marquês de Sapucaí o enredo "Da seiva materna ao equilíbrio da vida", sobre a história do iogurte.
"Está em cada mesa, é gosto singular
Dá nome à sobremesa popularE ativa as funções vitaisLeveza, o equilíbrio se traduz em belezaDo dia a dia me refazYogurte é leite, tem saúde e muito mais"
Embora o tema fale de uma categoria de produtos - e não da Danone, em si - a marca aparece em materiais de ensaios, no site da Porto da Pedra e também está promovendo também o que anuncia como o "primeiro carnaval virtual do mundo", por meio de um aplicativo no Facebook, onde estampa seu logotipo.
Em sua fan page na rede social, a escola de samba projetará os avatares dos usuários em um telão instalado diretamente no desfile real, no sexto carro alegórico.
A música foi criada pela escola e a Danone participou levando o carnavalesco Jayme Cezário e o diretor de Carnaval Amauri Santos à Barcelona, para conhecer a primeira fábrica de iogurte do mundo e a história da empresa.