junho 29, 2010

Precisa de ajuda para fazer seu plano de negócios?

Elaborar um plano de negócios deve ser uma das primeiras iniciativas de quem quer abrir o próprio negócio. A falta de experiência, no entanto, faz dessa tarefa um pesadelo para muitos empreendedores. O plano deve ser um manual de instruções da empresa com todas as informações sobre a sua missão, objetivos, regras e procedimentos operacionais, funcionamento, plano de marketing e plano financeiro. O blog sobre empreendedorismo Pensando Grande, da Microsoft, reuniu algumas dicas para a elaboração de um plano de negócios.

Passo-a- passo
O primeiro passo é listar quais são os pontos fortes e fracos da empresa. Isso inclui a missão geral do empreendimento, que produtos ou serviços oferecem e qual seu diferencial, além de sua situação financeira atual.
Na etapa seguinte é quando se inicia o planejamento estratégico. Nele, você vai definir qual o rumo que sua empresa deve tomar, quais são suas metas e qual sua visão. O planejamento estratégico deve servir de base para todas as ações que envolvem o funcionamento do negócio, as estratégias de vendas e marketing, levando em conta o mercado e a concorrência.
Também precisa estar presente no plano de negócios uma descrição detalhada da empresa, com sua história, razão social, estrutura organizacional, lista dos parcerios, atuais clientes e fornecedores.
Separadamente, faça um capítulo dedicado exclusivamente aos produtos e serviços que a empresa oferece, como são produzidos, se há alguma pesquisa em desenvolvimento sobre eles e quais os clientes mais importantes.
Por último, mas não menos importante, está o plano financeiro. Ele deve conterem números todas as ações que estão planejadas para sua empresa, além das projeções futuras de quanto capital será necessário para cada ação – algo que se calcula com a ajuda do fluxo de caixa, que deve ser projetado com horizonte de três anos.
Além disso, deve constar no plano financeiro o balanço, ponto de equilíbrio, necessidades de investimento, lucratividade prevista e prazo de retorno sobre investimentos.
Para saber mais sobre como fazer um plano de negócios, acesse a cartilha do Sebrae Como elaborar um plano de negócios.