junho 29, 2010

Nova Ferrari impulsiona vendas da marca no Brasil

Representante da fabricante italiana no país espera vender 20 carros 458 Italia até o final do ano

Por Soraia Yoshida
FerrariFerrari 458 Italia: carro vai de 0 a 100 km/h em menos de 3,4 segundos
Ainda não está confirmado, mas é bem possível que 20 brasileiros sejam os felizes proprietários
 de uma Ferrari 458 Italia, novo modelo da empresa que chega ao Brasil em junho, até o
 final do ano. Para que isso aconteça, é preciso duas coisas: que o representante da marca aqui 
no país, a Via Italia, consiga garantir a encomenda junto à fábrica, e que os consumidores brasileiros
 paguem entre R$ 1,5 milhão e R$ 1,6 milhão pelo carro.
Até o momento, a primeira incógnita parece ser a mais difícil. 
Segundo Francisco Longo, sócio diretor
 do grupo Via Italia, que representa as marcas Ferrari, Maserati e Lamborghini, há espaço para 
esse
 consumo de luxo no Brasil. “Nós fizemos nosso pedido em fevereiro e até agora já temos oito
 encomendas”
, disse durante o evento de lançamento do carro no país.

O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o superesportivo – e também o maior 
mercado da região para a marca. Embalados pelo desempenho positivo do Brasil durante
 a crise financeira mundial, tanto o fabricante quanto o representante da marca apostam
 no crescimento a partir deste ano. 
“A maneira com que o Brasil atravessou a crise permitiu manter os clientes da Ferrari”,
 acredita Lorenzo Cussigh, gerente geral para a América Latina da Ferrari, que está no
 país para participar do lançamento da 458 Italia. “É um mercado muito interessante
 e nós estamos expandindo a nossa linha, sempre atentos ao mercado e nossos
 concorrentes, então nossa estratégia é diferenciar nossos produtos.” 

FerrariDesign da Pininfarina criou um modelo bem aerodinâmica, que permite que o ar possa flui
r mais facilmente na aceleração
Cussigh explica que a filosofia da Ferrari não é atender totalmente a demanda dos
 consumidores,  mas sempre mantê-los com gostinho de quero mais. A empresa 
diminuiu sua produção em 2008 e ainda não retomou os níveis pré-crise. 
Mas falta pouco. “A Europa está reagindo bem, o Oriente e os Estados Unidos 
não tão bem”, diz Cussigh. “Este ano vamos manter uma postura conservadora
”. A marca projeta crescimento de 5% a 10% na produção para os próximos anos.

Em compensação, o mercado brasileiro traz boas novas para o grupo. Até o início 
de março, a Via Italia falava em vender 10 unidades Ferrari 458 este ano, número 
que dobrou próximo  do lançamento. “Esperamos que o nosso pedido possa ser
 atendido”, diz Francisco Longo. 

FerrariNovo modelo da Ferrari custa entre R$ 1,5 milhão e R$ 1,6 milhão no Brasil 
e pedidos levam  5 meses para chegar
Para os brasileiros que vão entrar na fila de espera, a Ferrari 458 Italia vale
 cada minuto. Com design da Pininfarina, o carro conta com um motor
 V8 4.5 que pode  puxar 570 cavalos de potência. 
É uma máquina que vai de 0 a 100 km/h em menos de 3,4 segundos e atinge 
uma velocidade  máxima de 325 km/h. Até mesmo a eficiência foi colocada à
 prova, fazendo com que o modelo  seja menos poluente do que outros carros 
na mesma categoria. E para quem tem expectativas mais altas, a Ferrari 
comanda hoje um ateliê em que o cliente pode escolher cada elemento que
 vai no carro, da cor até a costura dos bancos de couro,  uma versão muito
 mais requintada dos estúdios de grandes estilistas. É ter a Ferrari dos seus
 sonhos e do jeito que se quer. Isso, sim, é luxo total.
FerrariNovo modelo da Ferrari custa entre R$ 1,5 milhão e R$ 1,6 milhão no
 Brasil e pedidos levam 5 meses para chegar.