Nova Ferrari impulsiona vendas da marca no Brasil
Representante da fabricante italiana no país espera vender 20 carros 458 Italia até o final do ano
Por Soraia Yoshida de uma Ferrari 458 Italia, novo modelo da empresa que chega ao Brasil em junho, até o
final do ano. Para que isso aconteça, é preciso duas coisas: que o representante da marca aqui
no país, a Via Italia, consiga garantir a encomenda junto à fábrica, e que os consumidores brasileiros
paguem entre R$ 1,5 milhão e R$ 1,6 milhão pelo carro.
Até o momento, a primeira incógnita parece ser a mais difícil.
Até o momento, a primeira incógnita parece ser a mais difícil.
Segundo Francisco Longo, sócio diretor
do grupo Via Italia, que representa as marcas Ferrari, Maserati e Lamborghini, há espaço para
esse
consumo de luxo no Brasil. “Nós fizemos nosso pedido em fevereiro e até agora já temos oito
encomendas”
, disse durante o evento de lançamento do carro no país.
O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o superesportivo – e também o maior
O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o superesportivo – e também o maior
mercado da região para a marca. Embalados pelo desempenho positivo do Brasil durante
a crise financeira mundial, tanto o fabricante quanto o representante da marca apostam
no crescimento a partir deste ano.
“A maneira com que o Brasil atravessou a crise permitiu manter os clientes da Ferrari”,
acredita Lorenzo Cussigh, gerente geral para a América Latina da Ferrari, que está no
país para participar do lançamento da 458 Italia. “É um mercado muito interessante
e nós estamos expandindo a nossa linha, sempre atentos ao mercado e nossos
concorrentes, então nossa estratégia é diferenciar nossos produtos.”
r mais facilmente na aceleração
Cussigh explica que a filosofia da Ferrari não é atender totalmente a demanda dos consumidores, mas sempre mantê-los com gostinho de quero mais. A empresa
diminuiu sua produção em 2008 e ainda não retomou os níveis pré-crise.
Mas falta pouco. “A Europa está reagindo bem, o Oriente e os Estados Unidos
não tão bem”, diz Cussigh. “Este ano vamos manter uma postura conservadora
”. A marca projeta crescimento de 5% a 10% na produção para os próximos anos.
Em compensação, o mercado brasileiro traz boas novas para o grupo. Até o início
Em compensação, o mercado brasileiro traz boas novas para o grupo. Até o início
de março, a Via Italia falava em vender 10 unidades Ferrari 458 este ano, número
que dobrou próximo do lançamento. “Esperamos que o nosso pedido possa ser
atendido”, diz Francisco Longo.
e pedidos levam 5 meses para chegar
Para os brasileiros que vão entrar na fila de espera, a Ferrari 458 Italia vale cada minuto. Com design da Pininfarina, o carro conta com um motor
V8 4.5 que pode puxar 570 cavalos de potência.
É uma máquina que vai de 0 a 100 km/h em menos de 3,4 segundos e atinge
uma velocidade máxima de 325 km/h. Até mesmo a eficiência foi colocada à
prova, fazendo com que o modelo seja menos poluente do que outros carros
na mesma categoria. E para quem tem expectativas mais altas, a Ferrari
comanda hoje um ateliê em que o cliente pode escolher cada elemento que
vai no carro, da cor até a costura dos bancos de couro, uma versão muito
mais requintada dos estúdios de grandes estilistas. É ter a Ferrari dos seus
sonhos e do jeito que se quer. Isso, sim, é luxo total.
Novo modelo da Ferrari custa entre R$ 1,5 milhão e R$ 1,6 milhão no
Brasil e pedidos levam 5 meses para chegar.


<< Página inicial