setembro 16, 2019

Analise de risco de credito

RISCO DE CRÉDITO

O conceito de crédito pode ser analisado sob diversas perspectivas. 
Para uma instituição financeira, crédito refere-se, principalmente, à atividade de colocar um valor à disposição de um tomador de recursos sob a forma de um empréstimo ou financiamento, mediante compromisso de pagamento em uma data futura.

O crédito geralmente envolve a expectativa do recebimento de um valor em um certo período de tempo. 
Nesse sentido, podemos afirmar  que o risco de crédito é a chance de que essa expectativa não se cumpra. 
De forma mais específica, o risco de crédito pode ser entendido como a possibilidade de o credor incorrer em perdas, em razão de as obrigações assumidas pelo tomador não serem liquidadas nas condições pactuadas.

Sendo assim nosso compliance e due diligence esta sempre atento em todas as informações decorrentes de processos de analises internacionais , nos quais se diferem um pouco do mercado nacional pois existe maior critério em algumas informações.

As variáveis explicativas da classificação de risco de crédito compreendem índices utilizados para caracterizar a situação econômico-financeira das empresas, calculados a partir das suas demonstrações contábeis publicadas. 
O modelo  está fundamentado na relação entre a situação econômico-financeira da empresa e a ocorrência do evento de default
Dessa forma, quanto pior for a situação econômico-financeira de uma empresa, maior será a probabilidade de ela incorrer em default.

O nosso analise  de risco de crédito foi desenvolvido utilizando-se a técnica estatística da regressão logística. 
A regressão logística, ou análise logit, é uma técnica de análise multivariada, apropriada para as situações nas quais a variável dependente é categórica e assume um entre dois resultados possíveis (binária), tais como: "normal ou anormal", "cliente ou não cliente" e "solvente ou insolvente".

Podemos operar com o composto pelo intercepto e quatro variáveis explicativas. As variáveis incluídas no modelo foram os índices X12 (lucros retidos sobre ativo), X16 (endividamento financeiro), X19 (capital de giro líquido) e X22 (saldo de tesouraria sobre vendas). A função matemática do modelo é:
Os coeficientes das variáveis apresentaram o sinal esperado. As variáveis X12, X19 e X22 possuem coeficientes negativos, indicando que quanto maiores os valores assumidos por esses índices, menor a probabilidade de a empresa sofrer um default. Por outro lado, a variável X16 apresentou coeficiente positivo, mostrando que quanto maior o valor assumido por esse indicador, maior a probabilidade de a empresa se tornar insolvente.

Sendo assim , utilizamos este modelo de  classificação de risco de crédito as empresas operadoras no  que atuam no Brasil. 
Utilizando a técnica estatística da regressão logística e um conjunto de quatro índices econômico-financeiros como variáveis explicativas, o modelo proposto possibilita a previsão da ocorrência de eventos de default com um ano de antecedência, alcançando significativo índice de acerto.

Departamento de Compliance YBBRIO UK