julho 23, 2010

Fechar as portas pode ser um bom negócio

Ter determinados cuidados na hora de vender um empreendimento é fundamental para evitar dores de cabeça -

por Redação Administradores, www.administradores.com.br

O primeiro passo é identificar qual é o real valor do seu negócio, avaliação que, normalmente, é feita por especialistas, que verificam dados como valor da marca, potencial de valorização nos próximos dois ou três anos, clientela fixa e esporádica, retorno financeiro e dependência do negócio em relação ao fundador-proprietário. Em seguida, deve-se comparar com outros investimentos existentes no mercado.

De acordo com Marcio Nobre, consultor e sócio da Nobre Empresarial, toda essa avaliação é importante para que se chegue ao valor real de seu negócio. "Contudo, não necessariamente será esse o mesmo valor venal, afinal, o comprador espera adquirir o negócio com valor mais atrativo, ou seja, menor. Para atrair os potenciais investidores, a orientação é, através da avaliação do seu negócio, apresentar um valor um pouco abaixo. Essa redução pode ser, aproximadamente, de 10 a 20%", afirma o consultor.

Aproveitar a boa fase

Pode parecer estranho para alguns, mas, segundo Marcio Nobre, o melhor momento para vender um negócio é quando ele está em alta. "É nesse momento que o mercado o valorizará. Quando o negócio está indo mal, não tente vendê-lo. Busque saber o que está acontecendo, onde estão as falhas, os erros, e procure corrigi-los", afirma o consultor.

Nobre fala também sobre os riscos de uma venda mal feita. "Vender o negócio em seu pior momento só piorará a situação, pois o dono já está desanimado, o mercado irá avaliá-lo com valores abaixo do esperado e o esse desespero pode vir a ocasionar um prejuízo inesquecível e, inclusive, desencorajar o empreendedor de iniciar um novo negócio", alerta o consultor empresarial.

Confira outras dicas de Marcio Nobre sobre ações a serem implementadas antes e durante a venda de seu negócio:

Contabilidade e financeiro em dia – manter as contas ajustadas, com o fluxo de caixa atualizado e registrado diariamente.

Procurar um corretor de negócios – esses profissionais contam com listas de clientes investidores à procura de negócios e facilitam muito a venda. No entanto, é preciso uma investigação prévia sobre a reputação de quem você vai contratar, para evitar cair em golpes ou abrir suas contas para especuladores.

Contratar uma assessoria jurídica – um advogado é fundamental na hora de elaborar e analisar contratos e dar orientações sobre obrigações legais. Além disso, o profissional de Direito ajuda a verificar, junto ao contador, se existe alguma pendência financeira ou trabalhista em nome da empresa a ser vendida.

Evitar condutas perigosas - É comum a venda apenas do chamado fundo de comércio, onde o comprador adquire a empresa, mas abre um novo CNPJ, no intuito de não transferir dívidas. No entanto, o Fisco não aceita tal prática e eventuais dívidas são cobradas da nova empresa aberta, pois configura sucessão e, como tal, o Código Tributário Nacional permite que seja cobrado tanto da anterior como da nova. Então, a dica é não optar por essa via e evitar problemas futuros para si ou com o comprador.