iProspecto quer aposentar os calhamaços de papel dos IPOs
Empresa brasileira cria o primeiro aplicativo que compara dados das ofertas de ações
Tela do aplicativo iProspecto, da Power Financial
São Paulo – Além de livros sobre finanças, dicionários, calculadora e café, a mesa de trabalho de investidores, analistas, advogados e gestores está repleta de prospectos. São quilos de calhamaços que facilmente superam o número de 500 páginas cada e com milhares de informações sobre empresas que pretendem vender ações ou qualquer outro valor mobiliário.
A cada oferta, as empresas emissoras enviam os livros para várias partes do mundo antes de iniciar as visitas (roadshows) que são determinantes para o sucesso das operações. É um prato cheio para a indústria gráfica financeira.
Mas a gráfica brasileira Power Financial decidiu seguir outro caminho. A empresa, parceira da multinacional americana Merrill Corporation, criou um aplicativo para iPad que compara todas ofertas e Ofertas Iniciais de Ações (IPOs, na sigla em inglês) no Brasil nos últimos 10 anos.
'Green Roadshows'
“Na década de 1980, algumas ofertas de ações tiveram mais de 300 mil prospectos. Hoje, a demanda diminuiu para entre 500 e 1.000 prospectos, mas a tendência é de cair mais porque o investidor prefere baixar pela internet”, explica Rodrigo Pinheiro, um dos sócios criadores do iProspecto, em entrevista para EXAME.com.
O aplicativo, que por enquanto só está disponível para o sistema operacional da Apple, já foi baixado em 27 países e é o único do tipo no mundo, explica Pinheiro, que também é o diretor de vendas da empresa com sede em São Paulo. “Com o tempo todos os bancos, advogados e companhias emissoras não irão mais querer prospectos impressos nos seus ‘Roadshows’. O investidor vai ter um tablet e irá preferir ler o prospecto nele mesmo”, diz.
O programa traz ainda a possibilidade de filtrar a busca em todo o banco de dados com sete opções: Ano da oferta; Nome da empresa; Setor de atuação; Valor da oferta; Bancos Coordenadores; Consultores Legais; Preliminar ou Definitivo. O executivo explica ainda que o iProspecto irá avisar o usuário assim que um novo documento seja protocolado na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).


<< Página inicial