agosto 16, 2011

O Google comprou uma Moto-encrenca?



A Motorola está em confronto judicial contra Apple e Microsoft e há indícios de que o acerto final deve ser negativo para a empresa que o Google comprou


Mauricio Moraes, de 

Logotipo da interface gráfica Motoblur, da Motorola
Apesar de seu amplo acervo de patentes, a Motorola não está tão bem posicionada como parece para enfrentar Apple e Microsoft
São Paulo -- Esqueça o discurso do Google sobre como a aquisição da Motorola Mobility vai ajudar a dar uma supercarga no Android. A compra será um baita problema para a companhia. 

Para Florian Muller, especialista em patentes e autor do blog FOSS Patents, o argumento não faz o menor sentido. Em um post publicado nesta segunda-feira (15), ele afirma que a Motorola já está em confronto litigioso contra a Apple e a Microsoft. Os processos ainda estão em andamento, mas, até o momento, a Motorola não foi capaz de superar as rivais no número de patentes que diz terem sido copiadas. Isso significa que, nos dois casos, há grande probabilidade de um futuro acordo judicial ser desfavorável para a Motorola.De acordo com o posicionamento oficial, o principal motivo para a decisão foi o vasto portfólio de patentes ligadas à telefonia móvel da Motorola Mobility. Cada vez mais acuado por Apple e Microsoft, que acusam fabricantes do Android de ferir propriedade intelectual, o Google precisava se defender de alguma maneira. Os processos judiciais multiplicam-se e podem ser exigidas licenças de quem produz os celulares com o sistema operacional.
O Google imita a Apple
O que, então, o Google deseja? É bem provável que tenha decidido adquirir um fabricante de hardware para fornecer aparelhos com maior integração com o software. Seria uma maneira de copiar o modelo adotado pela Apple e, ao mesmo tempo, manter aberta a possibilidade para que outros fabricantes também produzam smartphones com Android. Só que a Samsung, a HTC e a LG não vão gostar nem um pouco disso.