O ABC DO DICIONARIO CORPORATIVO
AbsenteísmoFalta constante ao trabalho, por parte do empregado, ou sua ausência devido a problemas de saúde
ApproachAbordagem
ASAP
As soon as possible = o quanto antes
As soon as possible = o quanto antes
Avaliação 180 grausÉ um modelo intermediário ao 360 graus. Com ele, não há avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e chefe
Avaliação 360 grausSistema usado para medir o desempenho, em que o funcionário não é submetido somente à avaliação do chefe imediato, mas à dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes da empresa
B2BSigla fonética de "business to business". É o comércio eletrônico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor
B2CBusiness to customer, a empresa que vende diretamente para o consumidor via internet
Balance Scorecard
Modelo de avaliação e performance empresarial - Indicadores Balanceados de Desempenho
Modelo de avaliação e performance empresarial - Indicadores Balanceados de Desempenho
BenchmarkParâmetros de excelência, exemplos de coisas boas
BoardConselho diretor
C2CCustomer to customer - venda de cliente para cliente. Ex: site Mercado LivreCapital de giro
Conjunto de valores necessários para a empresa fazer seu negócio acontecer
CaseEstudo de caso, normalmente abordado em empresas
CashDinheiro vivo
CEO - chief executive officerÉ o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte
CFO - chief financial officerUm nome mais sofisticado para diretor de finanças
ChairmanPresidente do conselho que dirige a empresa
CHRO - chief human resources officerÉ o cargo de diretor de recursos humanos
CIO - chief information officerResponsável pelo planejamento e estratégia por trás da tecnologia. Pode ser também chief imagination officer, termo criado pela fabricante americana de computadores Gateway. É responsável por promover a criatividade entre o pessoal
CKO - chief knowledge officerÉ o gestor do capital intelectual da companhia. As atribuições vão desde a definição da arquitetura das informações e de seu fluxo até onde arquivá-las e como recuperá-las
Clima organizacionalÉ o ambiente interno de uma empresa.Para avaliá-lo são considerados, entre vários itens, a liderança na companhia, a motivação para o trabalho, as possibilidades de crescimento profissional, enfim, as satisfações e insatisfações dos funcionários
CLO - chief learning officerResponsável por administrar o capital intelectual. Ele precisa reunir e gerenciar todo o conhecimento da organização
CMMCapacity maturity model, recurso para desenvolvimento de software
CMO - chief marketing officerA função é um pouco mais complexa que a diretoria de marketing. Em algumas empresas, o CMO acumula ainda a diretoria comercial e, em outras, a área de novos negócios
CoachingSessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Serve para promover mudanças de comportamento no funcionário, para que ele atinja novos objetivos
CommodityProduto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional
ComplianceAgir de acordo com uma regra, um pedido ou um comando. Através das atividades de compliance, qualquer possível desvio em relação a política de investimento dos produtos é identificado e evitado. Assim, os investidores têm a segurança de que suas aplicações serão geridas segundo as diretrizes estabelecidas
Consumer relationship ManagementGerenciamento das relações com o cliente
Consumer understandingConhecimento profundo a respeito dos clientes
COO - chief operating officerExecutivo chefe de operações. Geralmente o braço direito dos CEOs
Coaching
Orientação profissional. Visa capacitar executivos na sua performance profissional
Core businessNegócio principal da empresa
Corporate purposeObjetivo da empresa
CounselingAconselhamento de carreira. É uma espécie de terapia profissional, que discute, entre outras coisas, os objetivos pessoais e futuros, estilo gerencial do executivo, nível cultural, valores e conhecimento do mercado. O objetivo é avaliar tudo isso para ajudar o profissional a tomar as melhores decisões para sua carreira
Country-managerDiretor-geral para o país
CRO - chief risk officerAlém de gerenciar o risco nas operações financeiras, o CRO também é responsável por analisar as estratégias do negócio, a concorrência e a legislação
CRM
Customer Relationship Management = Gestão de Relacionamento com o Cliente. Abordagem que coloca o cliente no centro do desenho dos processos do negócio, sendo desenhado para perceber e antecipar as necessidades dos clientes atuais e potenciais, de forma a procurar supri-las da melhor forma
CSO - chief security officerProfissional que tem a missão de identificar fontes internas e externas de recursos para desenvolver projetos de tecnologia
CTO - chief technology officerExiste uma confusão muito grande. Geralmente o CTO comanda a infra-estrutura da área de tecnologia. Enquanto o CIO o seu uso estratégico
Customizar
Personalizar um processo ou produto. Muito frequente quando se quer adequar um relatório a uma necessidade específica a qual esteja fora do padrão.



<< Página inicial