CALCULANDO COM A LIBOR
A taxa Libor é muito utilizada em operações de comércio exterior e capitações externas. Dentre estas, as que mais se destacam são as relacionadas a pré-pagamentos de exportações e empréstimos amparados pela lei 4131. Além disso, em operações de SWAP, a Libor é bem frequente, visto que são acopladas às captações justamente com o intuito de eliminar a exposição a esta taxa.
A Libor é uma taxa baseada em taxas ofertadas pelos bancos em Londres. Assim, devido se tratar de uma taxa internacional, a Libor apresenta uma série de termos e particularidades.
Fazendo uma breve revisão, a LIBOR atualmente é publicada em cinco diferentes moedas: Dolar, Euro, Libra, Yen e Franco Suíço. Quanto aos prazos são sete:
1. um dia
2. uma semana
3. um mês
4. dois meses
5. três meses
6. seis meses
7. um ano
2. uma semana
3. um mês
4. dois meses
5. três meses
6. seis meses
7. um ano
A LIBOR é uma taxa expressa ao ano de 360 dias corridos e sua capitalização é feita de maneira linear. Assim os cálculos são dados por:
Onde:
- Tx LIBOR: taxa LIBOR expressa ao ano;
- DC: número de dias corridos.
Quando se trata da LIBOR e mais uma taxa adicional, o cálculo é feito com a simples soma desse determinado valor à taxa LIBOR, o que é conhecido como Spread Aditivo. Vide equação:
Para se obter cálculos precisos de saldos devedores e parcelas de operações indexadas à LIBOR, devemos atender também as peculiaridades tanto do calendário Inglês, como do Norte Americano. Lembrando que toda taxa Libor tem duas datas: a data de divulgação e a data de aplicação da taxa.
Podemos observar as devidas especificidades da LIBOR para cada tipo de moeda referente ao prazo e a data de aplicação na tabela abaixo.
Onde:
- T: é a data de divulgação;
- T + 2: lê-se que é a data de divulgação mais dois dias úteis ingleses, caso essa data for um feriado na praça de maior relevância da moeda, a data de aplicação será rolada para frente até que seja dia útil tanto em Londres e na principal praça financeira da moeda.
Exemplo:
Dada uma operação com as seguintes características: 1. Em dólar, 2. Corrigida por uma taxa LIBOR semestral, 3. Data de aplicação ou período de cobrança de juros em 08/01/19. Temos a impressão de ser um contrato simples, pois podemos a partir da data de aplicação, 08/01/19, chegar a uma data de divulgação, 06/01/19.
Porém, caso a data de início do período de correção fosse 19/01/19, nos depararíamos com um problema. Devido ao feriado de 18/01/19, Martin Luther King Jr. Day, nos Estados Unidos, a LIBOR divulgada em 14/01/18 teve sua data de aplicação postergada para 19/01/19, coincidindo com a data de aplicação da LIBOR divulgada em 15/01/19. Assim, qual seria a LIBOR correta a se utilizar, 14 ou 15 de Janeiro?
A resposta para tal pergunta é simplesmente a data especificada no contrato. Tal exercício serve para deixar claro que contratos bem especificados devem ter como referência a data de divulgação das LIBORs a serem adotas e não apenas os fluxos financeiros.





<< Página inicial