Inferno do investidor imobiliário
A impressão que se tem é que estamos vivendo o paraíso do investidor imobiliário. Preços de imóveis na lua, locatários disputando imóveis a tapa e dinheiro estrangeiro fluindo a todo vapor.
Mas o que vejo de verdade é um mercado com muito mais perigos do que vantagens. Está longe das condições que gostamos. Com preços tão esticados, temos muito mais downside do que upside.
Não é realista esperar que um mercado que exclui 90% dos jovens seja saudável.
A China vem ensaiando uma forte redução de sua economia faz muito tempo. Resta pouca dúvida que esta parada terá um efeito sobre a demanda de imóveis de Vancouver. Conhecemos muito bem a situação de um país que para de crescer de forma abrupta, como aconteceu com o Brasil. O dinheiro para imóveis simplesmente some.
A outra questão importante é a taxa de juros, baixíssima, combinada com uma nação de pessoas com o maior comprometimento de renda com dívidas dentre os países desenvolvidos.
Reprodução: FinancialSense.com
Traduzindo para o bom português, os canadenses estão se entupindo de dívidas para fazer frente aos custos de moradia cada vez maiores.
Como operar num mercado tão aquecido?
Saia desse mercado enquanto a banda ainda toca uma música boa. Logo estarão tocando as marchinhas de carnaval, marcando o fim da festa.
Em um outro , deixamos claro que uma entrada no pico de preços pode representar um retrocesso de décadas em suas finanças.
Se mesmo contra um melhor juízo alguém quiser continuar num mercado como esse, a recomendação é para realizar operações muito rápidas e com pequenos montantes envolvidos. Imóveis com necessidade de mudanças que possam ser feitas rapidamente para vender mais caro em menos de três meses.
E realizar transações somente com recursos em caixa, nunca com financiamento. Se o mercado parar no meio do processo, o investidor não quebrará, porque tem todos os recursos para terminar a operação, mesmo com prejuízo.
As operações para compra de propriedades para aluguel com financiamento são extremamente perigosas neste momento. Os aluguéis estão em níveis que não são sustentáveis no longo prazo.
Mesmo com um gross yield de 4% ao ano, que é compatível com custos de financiamento de 2% ao ano, os aluguéis cairão fortemente quando a China der uma parada em sua economia, quando a taxa de juros começar a subir, se começar a haver inadimplência nos financiamentos ou se a economia de Vancouver parar de gerar empregos.
Uma queda de aluguel é o pior pesadelo para quem busca retorno de longo prazo com esse tipo de imóvel. O mercado corrige o preço do imóvel para baixo imediatamente, numa proporção de 25 vezes, e não há correção possível. O mercado levará anos para atingir os mesmos preços.
|
<< Página inicial