Site pró-Dilma associa Barbosa a macaco e é criticado
Fotomontagem publicada em site não oficial da presidente foi acusada de racismo nas redes sociais ao brincar com imagem do presidente do Supremo Tribunal Federal
Reprodução de foto publicada no Twitter por site pró-Dilma Rousseff
São Paulo – Um site não oficial que reúne conteúdo sobre a presidente Dilma Rousseff foi criticado nas redes sociais ao divulgar uma foto na qual associa a imagem do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, a um macaco. O conteúdo foi considerado racista pelos internautas.
O Blog da Dilma - que se intitula “o maior portal de Dilma Rousseff na Internet” – utilizou a foto para ilustrar um artigo publicado no dia 19 deste mês com a opinião do ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh sobre o julgamento do mensalão. Na montagem, Barbosa é colocado ao lado do primata com a legenda: “Ainda vai Barbosinha? Kkkkkk”.
Após as críticas, a imagem foi substituída no artigo por uma foto de Greenhalgh, mas ainda pode ser vista noperfil do Blog da Dilma no Twitter.
À Folha de S. Paulo, o funcionário público Daniel Bezerra, que é um dos editores do blog, negou que o conteúdo seja racista e afirmou que ele foi removido apenas para “acabar logo com a polêmica”.
Bezerra afirmou que o banner com a imagem do macaco já foi utilizado outras vezes junto a fotos de políticos como o ex-governador José Serra e a ex-ministra Marina Silva. Em um artigo do dia 20 deste mês, o macaco também aparece ao lado da imagem do ex-senador Demóstenes Torres.
O Palácio do Planalto preferiu não se envolver na polêmica. Em resposta à Folha, o porta-voz da Presidência Thomas Traumann afirmou que “o único blog vinculado com a presidente Dilma ou com a Presidência da República é o Blog do Planalto”.


<< Página inicial