Está interessado nas ações da MPX? Pense como um alemão
O conglomerado alemão triplicou recentemente a sua fatia na empresa de Eike Batista
Usina de Amapari
São Paulo – A MPX (MPXE3), ao contrário de outras empresas de Eike Batista, tem passado por uma fase mais positiva em um momento que deixa de ser pré-operacional. E isso é uma oportunidade para se posicionar nas ações, mostra um relatório de início de cobertura do banco de investimentos Brasil Plural.
“Desafiamos o pensamento convencional sobre a MPX e acreditamos que a empresa (e sua ação) está evoluindo de uma com alto risco e sem histórico para crescimento e defensiva”, avaliam Tatiana Feldman e Marcelo Sa, que assinam a análise.
O preço-alvo estipulado para o final de 2014 é de 14 reais. A recomendação é de alocação acima da média (overweight).
Confiança
Um dos motivos que sustenta o otimismo é o recente aumento de participação da alemã E.ON na empresa.
Eike Batista acertou a venda, no final de março, de mais 24,5% na MPX para a companhia em um negócio de 1,5 bilhão de reais e que prevê ainda uma capitalização de 1,2 bilhão de reais da companhia onde a alemã se comprometeu a subscrever aproximadamente 31%. Com isso, a E.ON passou a deter 36,2% da empresa.

A oferta, que poderá até contar com a participação do BNDES, será realizada ao preço de 10 reais no segundo trimestre. Isso mostra mais um voto de confiança da E.ON, já que os papéis são negociados atualmente abaixo desse valor.
“Para nós, esse é um sinal extremamente positivo que o mercado está ignorando, potencialmente devido à tentação de misturar a MPX com o ruído negativo tanto em torno do grupo EBX e das empresas do setor elétrico”, justificam os analistas.
Para eles, a empresa não precisa mais também sofrer um desconto do mercado por ainda ser pré-operacional.
“Agora, com muitos projetos quase em operação vemos pouca razão para isso persistir, especialmente porque a maioria dos novos projetos é simples e adicionais (expansão de gás em Parnaíba)”, explicam.
A empresa já tem 5 usinas em operação (Usina Termelétrica – UTE - Parnaíba, UTE Itaqui, Energia Pecém e UTE Pecém II, Amapari Energia – óleo diesel e a Solar Tauá).


<< Página inicial