março 02, 2012

Aperto com juro e macroprudenciais



A retomada do ciclo de aperto monetário em 2013 – calibrado por aumento do juro e medidas macroprudenciais – está no radar das instituições financeiras e consultorias mas não deve garantir inflação no centro da meta no ano que vem. Para a maioria dos 29 economistas entrevistados pelo Valor na pesquisa de projeções para o Copom, o IPCA deverá ultrapassar os 5% em 2013.
Aparentemente mais tolerante com as decisões do Banco Central, a maioria não interpreta esse eventual desvio do centro da meta como falta de compromisso do BC com o regime de metas para inflação. E sim reconhecimento de que a condução da política monetária mudou.
Para alguns analistas, o BC do governo Dilma deixou de focar o centro da meta da inflação e passou a utilizar a flexibilidade da banda do regime de metas. Para outro grupo, o BC perseguirá o centro da meta num horizonte mais longo de tempo e não no ano calendário. E um terceiro elenco de profissionais entende que o controle da inflação passou a ser apenas mais um compromisso do BC no governo Dilma.