Como fazer o orçamento render mais
Acompanhe receitas e despesas e identifique onde cortar gastos e melhorar as vendas
Especialistas sugerem que empresário acompanhe e cruze os resultados cada mês
São Paulo – Mais perto do final do ano, os empresários começam a apertar o orçamentopara conseguir pagar 13º e fechar o ano no azul. Além disso, é hora também de começar a fazer o planejamento do próximo ano.
Observar o quanto se gasta na empresa é a melhor forma de acompanhar onde e como sua receita é utilizada. Por isso, quanto mais detalhada for a demonstração dos resultados, mais fácil identificar onde fazer ajustes. O primeiro passo é fazer o orçamento, para saber melhor onde usar o dinheiro que entra. Com ele em mãos, você identifica onde pode investir e o que está consumindo mais dinheiro. A forma mais tradicional de fazer o orçamento é com o histórico dos meses anteriores.
Há também o orçamento de base zero, usado quando a empresa ainda não tem um histórico para se basear ou está em busca de um resultado específico. “Assim o empreendedor monta o orçamento a partir da real necessidade dele”, diz o sócio-diretor da Blue Numbers, Márcio Iavelberg.
2. Controle a tributação
Saber exatamente o que gasta e o que recebe pode ser útil também para pagar menos impostos. Iavelberg orienta que se o rendimento, no demonstrativo de resultado, for menor do que 3,6 milhões de reais, seu regime tributário pode ser o Simples, já que este valor será o limite a partir de janeiro de 2012. Diga ao contador qual será a sua projeção no próximo ano e nos meses seguintes para que a carga tributária acompanhe a realidade do seu negócio.
Algumas soluções parecem simples demais para fazer diferença no orçamento. Mas fazem. É o caso de gastar com viagens quando é possível fazer as reuniões via Skype ou de imprimir ao invés de criar uma biblioteca eletrônica. “Quando a empresa vai bem, normalmente existem gastos exagerados. Se ela planeja, vê que tem gorduras para queimar”, comenta Iavelberg.
4. Encontre os custos invisíveis
Thomas Brull comenta que o fluxo de caixa representa a totalidade do seu negócio. A dica é gastar em que traz receita e estar pronto para reagir a mudanças. Se a situação apertar, tente fugir dos juros e evite pegar dinheiro emprestado. “Ter caixa positivo é a única forma de sobreviver. Portanto, não tenha dúvida: se o negócio mudar para pior, corte suas despesas. E faça isso muito rapidamente”, alerta.
A receita também pode vir de maneira mais favorável ao crescimento da sua empresa. Se você der muito prazo ao cliente, provavelmente irá drenar seu dinheiro. O professor de finanças explica que é preferível ganhar mais rápido e pagar mais lentamente, mas sem pagar juros. Crie formas para incentivar que o pagamento seja feito à vista ou em prazos curtos.6. Gaste bem
Brull comenta que parte do lucro deve ser guardada para eventualidades e outra parte para investimentos na melhoria dos negócios e, consequentemente, o aumento das vendas. “Muitos negócios quebram quando o crescimento é feito sem controle. Sempre que for crescer, procure não se deixar levar pelo entusiasmo do seu sucesso atual”, orienta. Continue fazendo o plano no papel, com previsão de receitas e de gastos. Observe se algo pode dar errado e o que aconteceria com o fluxo de caixa para ver que estratégias adotar em cada cenário.
Quase toda empresa sofre com custos invisíveis. Eles geralmente estão nas planilhas de gastos mensais e vão aumentando gradativamente a cada mês. Aluguel, transportes, pequenas obras, prestação de serviços, alimentação e entregas podem ser colocados nesta categoria.
Thomas Brull explica que o mercado aquecido tem elevado os custos da empresa, principalmente a mão de obra. Há dissídios, por exemplo, que ficaram em torno de 10% e prejudicaram empresários desprevenidos que não atualizaram seus orçamentos nem tomaram providências ao longo dos meses.
5. Acompanhe o fluxo de caixa
Gastar muito é o princípio da atividade de uma empresa, segundo o professor da BSP. “Você precisa gastar, caso contrário, não vai obter receitas e não terá lucro. O mais importante é gastar bem”, diz. Observe quais os gastos que te ajudam a faturar mais, ou seja, os bons gastos. É o caso de criar um serviço de entrega em um restaurante, o que aumenta os gastos, mas pode elevar o faturamento por oferecer a conveniência ao cliente. “Mesmo assim sempre pergunte se é possível fazer algo com menos gasto?”, sugere.


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