agosto 22, 2011


NA CBN

Líbia: é hora de pensar num governo pós-Kadafi

Agora está na hora de pensar num regime para a Líbia pós-Kadafi, em como será organizado o governo depois da queda do ditador. A vantagem é que terá grande apoio internacional; Banco Mundial, FMI e grandes economias que participaram da aliança da Otan que fez a intervenção - com a França na liderança desse esforço para depor Kadafi, fortalecendo as forças internas - ajudarão na reconstrução do país.
A Líbia é grande fornecedora de petróleo para a Europa. É do interesse de todos que a produção se normalize.
E como será o governo pós-Kadafi? Conversei sobre isso com o professor de Relações Internacionais da UNB, Eduardo Viola. Ele acha que não será uma democracia de imediato, mas vai se caminhar para um regime relativamente democrático. Começarão a ser construídas instituições mais democráticas, que eles nunca tiveram em 40 anos do regime de Kadafi.
E o mundo vai olhar para a Síria agora. O Brasil, em vez de se unir à comunidade internacional para pôr fim imediato ao banho de sangue do governo local, fez manifestações, foi lá negociar. Mas não há negociação possível com um governante que manda matar 2 mil pessoas.
O passo seguinte, portanto, será a Síria e a reconstrução da Líbia.
Ouçam aqui o comentário na CBN