outubro 29, 2010

Dividendos – Histórico Das Empresas Brasileiras

Fonte:INI
Ações para crescimento patrimonial x ações de elevado yield
Existe uma clara distinção entre as ações que o investidor deve escolher para o período da semeadura, quando se quer que o patrimônio cresça mais rapidamente, e não há necessidade de yield (dividendo) elevado, e as ações para o período da colheita, que devem apresentar, ao menos, as seguintes características:
  • Solidez de fluxo de caixa e baixo risco operacional/político/financeiro/tecnológico
  • Crescimento dos lucros e dividendos, no mínimo, para repor a inflação e o crescimento da economia.
  • Yield (DY) superior ao da renda fixa. Em outubro de 2010, uma NTN-B pagava 4,5% acima da inflação, já com IR descontado. As ações para aposentadoria precisam pagar mais, para compensar o risco.
Para acompanhar o histórico das companhias brasileiras nos parâmetros acima, foi preparada uma planilha com os principais dados das empresas. A fonte é a base da dados da Valoriza Online.
A planilha pode ser baixada aqui, mas leia as instruções abaixo antes de abri-la.
A planilha “Resumo” traz um ranking das companhias. O usuário pode mudar os filtros.
O significado e a metodologia utilizada em cada item seguem abaixo:
Média DY – O DY (Dividend Yield) é calculado pela divisão do “Dividendo por ação (DPA)” de um determinado ano, pela média entre as cotações ajustadas máxima e mínima do mesmo ano. A média DY é a média dos DY entre 2003 e 2009 (se a empresa tiver histórico).
Último DY – É o DY de 2009, calculado da mesma forma que exposto acima.
GWTRec – Crescimento da receita entre 2000 e 2009 (se pertinente), calculado pelo método da regressão linear, com inclinação dada pelo logaritmo natural, dos dados disponíveis. (ver fórmula nas planilhas internas).
GWTLPA – Crescimento do lucro por ação entre 2000 e 2009 (se pertinente), calculado pelo método da regressão linear, com inclinação dada pelo logaritmo natural, dos dados disponíveis. (ver fórmula nas planilhas internas).
GWTDPA – Crescimento do dividendo por ação entre 2000 e 2009 (se pertinente), calculado pelo método da regressão linear, com inclinação dada pelo logaritmo natural, dos dados disponíveis. (ver fórmula nas planilhas internas).
%PGTO – Dos anos disponíveis, em quantos (%) a companhia pagou dividendos.
Algumas empresas que pagam dividendos elevados como Eletropaulo e light, não entraram nas contas, pois o primeiro filtro exigia que a empresa tivesse um histórico de dividendos de, no mínimo, 5 anos.
A planilha “Resumo” traz apenas os dados. Para verificar os cálculos, entrar nas planilhas de apoio.