Mais uma mudança de Eike: LLX tem novo comando


O IBGE divulga o PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre de 2012. O Banco Central publica a Nota de Política Fiscal com os dados sobre o montante e composição da dívida pública federal. Nos EUA, o Departamento do Comércio divulga a Renda e Gastos Pessoais.
Petrobras cancela contratação de sondas
Inesperadamente, a Petrobras (PETR4) informou ontem à noite, que cancelou o processo de contratação para o afretamento de cinco sondas de perfuração para 3.000 m de lâmina d'água com o Grupo Ocean Rig (NASDAQ:ORIG). Segundo nota da petrolífera, a decisão está baseada na redução da necessidade futura de sondas por conta da previsão de número menor de poços a serem perfurados no Pré-sal da Bacia de Santos. Essa redução, no entanto, afirma a Petrobras, é em virtude de uma maior produtividade nos poços em desenvolvimento naquela área. Caberá aos investidores hoje avaliar se a notícia é positiva, por conta da previsão do aumento da produção e redução de custos de extração de petróleo na Bacia de Santos ou a indicação de uma expectativa menor de produção total da companhia.
|


Hoje a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) divulga o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), índice que mede a variação de preços para o consumidor na cidade de São Paulo com base nos gastos de quem ganha de um a vinte salários mínimos. No mercado nacional a FGV divulga a Sondagem da Indústria que fornece indicações sobre o estado geral da economia nacional e suas tendências. No Brasil iniciam-se as reuniões do COPOM (Comitê de Política Monetária) do Banco Central que definem o rumo da taxa básica de juros da economia. Nos EUA a S&P divulga o Índice de Preços de Moradias S&P/Case-Shiller referente ao mercado imobiliário residencial norte-americano. Os Pedidos de Bens Duráveis serão divulgados pelo Departamento do Comércio, indicando o nível de atividade da indústria norte-americana.
Finalmente: Grécia vai receber ajuda
O Eurogrupo e o Fundo Monetário Internacional acordaram em liberar uma nova parcela de auxílio financeiro à Grécia, no valor de 43,7 bilhões de Euros. A Grécia afirmou que usará o aporte financeiro para pagar salários do serviço público e capitalizar bancos. Aguardando por esta decisão desde o início do segundo semestre deste ano, o governo grego precisará aplicar novas medidas de austeridade fiscal. As principais bolsas de valores mundiais abrem em alta hoje avaliando positivamente o desentrave financeiro da Grécia.
|
|
FATO RELEVANTE
HRT ASSINA FARM-OUT COM A COMPANHIA GALP ENERGIA PARA OS BLOCOS DA NAMÍBIA
Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2012 - A HRT PARTICIPAÇÕES EM PETRÓLEO S.A. (a "Companhia" ou "HRT") (BM&FBOVESPA: HRTP3, TSX-V: HRP) anuncia a celebração de Contrato de Farm-Out com a companhia Galp Energia com relação à cessão de 14% de participação sobre os direitos exploratórios em três (3) Licenças Exploratórias de Petróleo ("PEL") no offshore da Namíbia - denominadas PEL 23, na Bacia de Walvis e PELs 24 e 28 na Bacia do Orange. A HRT continuará como operadora dessas Licenças e dará início à campanha de perfuração no 1T13.De acordo com os termos acordados, a Galp Energia irá carregar parte dos custos das operações da HRT, inerentes à perfuração de poços pioneiros, até um determinado limite. Está previsto no programa de exploração a perfuração de três poços exploratórios, em prospectos já identificados e definidos, com foco em dois prospectos na PEL 23 e um prospecto na PEL 24. Estes prospectos apresentam potencial de volumes relevantes tanto para óleo quanto para gás, com maior tendência para óleo. As três PELs ocupam uma área de 37.744 km2 em lâmina d'água que varia entre 180 metros e 2.500 metros. Ambas as bacias de Walvis e Orange estão localizadas em uma nova fronteira exploratória, em uma província de hidrocarbonetos emergente, com potencial para descobertas significativas de óleo e gás natural, em vários prospectos já identificados. Vale ressaltar que a HRT conduziu o maior programa de levantamento sísmico 3D na costa da Namíbia, o qual abrangeu as áreas onde os três poços serão perfurados. A qualidade desses dados sísmicos é um fator relevante na redução do risco exploratório. Os objetivos principais desses prospectos combinados possuem recursos recuperáveis brutos estimados em aproximadamente 8 bilhões de bbl (estimativa média não riscada) com POS [Probabilidade de Sucesso] na faixa de 20% a 30%. "Estamos honrados de ter a Galp Energia como parceira nesses ativos de excelente qualidade, o que possibilitará a HRT aliar à sua campanha exploratória a experiência de uma grande companhia que tem excelente performance na busca por hidrocarbonetos em projetos exploratórios em áreas de fronteira, tanto no pré-sal brasileiro quanto em águas profundas da costa oeste africana", comentou Marcio Rocha Mello, Diretor-Presidente da HRT. A transação está sujeita a aprovações regulatórias obrigatórias, especificamente a do governo da Namíbia. Clique aqui para acessar o Fato Relevante.
Para informações adicionais, entre em contato com a Área de Relações com Investidores da HRT.
Sobre a HRTO Grupo HRT é composto por uma das maiores empresas independentes de exploração e produção de óleo e gás natural do Brasil. A HRT Participações possui oito principais subsidiárias: a IPEX (Integrated Petroleum Expertise Company Serviços em Petróleo Ltda.), a HRT O&G Exploração e Produção de Petróleo Ltda., a HRT Netherlands B.V., a HRT África Petróleo S.A., a HRT América Inc., a Air Amazônia Serviços Aéreos Ltda. e a HRT Canada Inc.. A Companhia detém 55% de participação em 21 blocos exploratórios localizados na Bacia do Solimões. A HRT também é operadora de dez blocos exploratórios na costa da Namíbia: oito blocos na Sub-Bacia de Orange e dois blocos na Sub-Bacia de Walvis. A HRT possui uma equipe composta por doutores e mestres em geologia, geoquímica, geofísica, biologia e engenharia, sendo a maioria deles ex-funcionários da Petrobras e da ANP. A HRT está comprometida em minimizar os possíveis impactos ambientais nos locais onde atua. O compromisso com as comunidades locais passa pela redução dos impactos das operações nas condições de saúde, segurança e qualidade de vida. Para mais informações acesse o site: www.hrt.com.br/ri.
| |||
| |||