Brasil cai duas posições em ranking de competitividade
Hoje é um dia importante para os mercados acionários mundiais e o investidor deveria ficar atento. Às 09h30 (horário de Brasília) será divulgada nos EUA a preliminar da variação do PIB do país, referente ao primeiro trimestre de 2012. O consenso do mercado é um crescimento de 1,9% (anualizado) para o período, ou seja, uma desaceleração em relação ao último trimestre do ano passado. No Brasil, o mercado ainda precisa digerir o corte de 0,5% na taxa Selic, que foi ajustada para 8,5% ao ano pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central - COPOM. O corte já era esperado pela maioria dos economistas e analistas, portanto, é possível que os investidores já haviam compensado a decisão do COPOM em seus investimentos.
|
ADVFN
A FGV (Fundação Getulio Vargas) divulga o IGP-M, índice de inflação calculado todo o mês e comumente utilizado para a correção de contratos de aluguel e tarifas de energia elétrica. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPP (Índice de Preços ao Produtor) que mede a evolução dos preços de produtos na porta de fábrica, sem impostos e fretes, de 23 setores da indústria brasileira de transformação. No Brasil terminam as reuniões do COPOM (Comitê de Política Monetária) do Banco Central que definem o rumo da taxa básica de juros da economia. Nos Estados Unidos o Departamento do Comércio publica as Vendas Pendentes de Imóveis.
OGX adia projeções de extração de petróleo
A OGX Petróleo (OGXP3) adiou a projeção da extração de 40 mil a 50 mil barris de petróleo para o segundo semestre de 2013, afirmou Paulo Mendonça, presidente da companhia, em entrevista à Reuters. A OGX tinha planos de alcançar esses níveis de produção ainda este ano. Atualmente, no complexo de Waimea, existem dois poços abertos, com produção média diária de 17 mil barris. Mendonça também afirmou que mesmo com o preço do barril de petróleo entre US$70 e US$80, a companhia conseguiria ganhar dinheiro e continuar com os planos de investimento. Hoje o barril de petróleo está cotado por volta de 90 Dólares no mercado internacional.
|
| Prezado YbbRio , Alexandre Yokoyama Conforme sua solicitação, comunicamos que o nosso site de Relações com Investidores foi atualizado com o seguinte conteúdo: Comunicado - Redução de Participação Acionária (Lone Pine Capital) Para informações adicionais, utilize a opção ao lado ou, ainda, acesse o nosso site de RI. Obrigado pelo interesse em nossas informações. | ||||
|
O movimento de alta nas principais bolsas de valores mundiais continua nesta manhã. Um dos motivos seria a interpretação dos investidores em relação às declarações do primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, em relação à posição financeira do país. Rajoy afirmou que a Espanha está com dificuldade de se financiar sozinha através dos mercados financeiros de dívida, aumentando as especulações de que o país pedirá algum tipo de auxílio financeiro emergencial à União Europeia, situação considerada confortável pelo mercado até o momento. Outro fator que impulsiona as bolsas internacionais hoje é a possibilidade da confiança do consumidor nos EUA ter subido em maio, refletindo o mercado imobiliário mais favorável.
ADVFN
|
Agenda do investidor para esta sexta-feira / (advfn)
Hoje a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) divulga o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), índice que mede a variação de preços para o consumidor na cidade de São Paulo com base nos gastos de quem ganha de um a vinte salários mínimos. Sai a Sondagem de Expectativas do Consumidor pela Fundação Getulio Vargas, índice que mede através de questionários a famílias as principais capitais do Brasil sobre situação econômica do país e da família, orçamento doméstico, grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor. No Brasil o Banco Central publica a Nota de Política Monetária com os dados sobre a evolução dos agregados monetários (papel moeda, depósitos, câmbio entre outros) e operações de crédito do sistema financeiro. Nos EUA, a Universidade de Michigan/Reuters apresenta a Confiança do Consumidor, índice que revela a confiança e expectativa do consumidor em relação à economia em geral.
BB, Bradesco e Santander: Sai ou não sai negócio?
Nesta semana, circulou no mercado o rumor de que o Banco do Brasil (BBAS3) e o Bradesco (BBDC4) estariam em negociações com o Santander Brasil (SANB11) para compra de uma grande participação no banco espanhol. A informação foi veiculada pelo jornal O Estado de S.Paulo. Segundo o jornal, o Santander estaria planejando vender de 30% a 40% do capital do banco, um negócio avaliado entre 30 a 64 bilhões de Reais, dependendo do método de avaliação e o percentual vendido. O Santander estaria leiloando parte da operação brasileira para fazer frente às demandas de capital da matriz, na Espanha. No entanto, ontem, novas informações chegaram ao mercado mostrando que a presidente Dilma Rousseff teria barrado as intenções do Banco do Brasil. Dilma não gostaria de fazer o BB um concentrador no setor, o que eliminaria parte da concorrência e poderia limitar a recente queda nos spreads bancários. Agora sobra para o Bradesco a continuidade à história.
|